Quem sou eu

Minha foto
Uma estudante de Jornalismo,com um humor que oscila de meia em meia hora.Vocês podem esperar um movimento de conteúdos nesse blog.Sim,eu irei escrever sobre diversas coisas,ate mesmo coisas que ninguém vai entender,sabe-se lá se eu não entendo.Enfim. “As aventuras de uma inseto” traz de contos surreais há experiências de uma acadêmica de comunicação,e histórias vividas.Pretendo colocar em prática o que eu faço não de melhor,mas por amor “ ESCREVER “

19 de jun. de 2011

Fotojornalismo entrevista : Fotografia Esportiva


   Hoje na minha entrevista em foco. Conversei por e-mail com fotografo catarinense Thiago Gomes Antunes, 31 anos, da cidade de Tubarão, Santa Catarina. Para enriquecer meu trabalho,apresentado na cadeira de Fotojornalismo III,da Universidade da Região da Campanha – Urcamp.
Falando a respeito de seu trabalho como fotografo de eventos esportivos. Nesta entrevista, Thiago conta suas façanhas na área da fotografia esportiva, e divide aqui no blog “As Aventuras de uma Inseto"  experiências sobre seu trabalho, no universo da fotografia. Confiram a entrevista a baixo.
Paula Ribeiro :  Thiago, quais são as dificuldades e as facilidades encontradas  no mundo do fotojornalismo na área dos esportes?

 Thiago :  Não é uma questão de dificuldade,  mas sim de situação. Cada
modalidade,  cada evento, é algo isolado,  único.  Uma partida de futebol, por exemplo, tem 90 minutos, 11 contra 11, e uma bola.  Por regra, são exatamente a mesma coisa. Porém, cada jogo é um jogo, com situações únicas dentro daquele contexto.
Uma partida com pouca importância normalmente é bem tranquila.  Uma final de campeonato traz consigo uma carga emocional muito forte. E tudo isso influencia diretamente nos fatos.  A pressão da torcida, o temperamento dos jogadores. O fotógrafo precisa estar atento ao contexto todo e não somente no que ocorre dentro de campo. Se for pra falar em dificuldades técnicas, aí a situação se inverte. Chuva atrapalha, neblina atrapalha, pouca iluminação atrapalha. Basicamente, o que atrapalha um fotógrafo em qualquer situação também atrapalha um fotojornalista esportivo. O mesmo vale para as facilidades. Um campo ou ginásio bem iluminados são um prato cheio para quem precisa levar uma boa imagem para a redação.

Paula Ribeiro :  como todo esse dinamismo no qual o fotojornalismo tem,e as fotos que tu faz de  eventos esportivos,há sempre uma curiosidade por trás disso tudo,quais são elas? Cite uma delas.

 Thiago : Curioso,pois um dos maiores adversários do fotojornalista esportivo, principalmente
para quem acompanha futebol à noite, eventos de motocross em áreas rurais (onde normalmente são feitas as pistas), ou provas de downhill são os mosquitos.Faz parte do kit de qualquer fotojornalista esportivo um bom repelente.Isso nunca pode faltar!Parece besteira,mas  aconteceu esse fato curioso comigo.
Mas tente fotografar uma partida de futebol por quase 2 horas sendo
metralhada por mosquitos para saber como nós nos sentimos! (risos) 
Thiago mostra um pouco mais de seu trabalho,através de suas fotos,que gentilmente foram cedidas e enviadas por e-mail,para ilustrar o seu trabalho: 



Mais informações sobre o trabalho do cara,vocês encontram neste endereço http://www.photografix.com.br/archives/271 

Nenhum comentário:

Postar um comentário